Eutrofização causada por Sabões e Detergentes

em em Meio Ambiente

Chama-se eutrofização ou eutroficação ao fenômeno causado pelo excesso de nutrientes (compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogênio) numa massa de água, provocando um aumento excessivo de algas.

Quando ocorrem introdução de substâncias que provocam alteração no ambiente aquático, prejudicando o seu aproveitamento normal, temos então confirmada sua poluição.

Em sistemas que dependem do oxigênio, como rios e lagos o prejuízo causado pelos sabões e detergentes vem da redução da tensão superficial do meio, formação de espuma na superfície com o movimento das águas impede a entrada de luz nos corpos d'água e a supernutrição do meio.

A principal origem da eutrofização dos corpos hídricos, vem dos esgotos domésticos e das águas residuais das indústrias de alimentos e do lançamento de sabões e detergentes sem tratamento, pois eles são nutrientes para as algas e, quando vão parar no corpo, favorecem a proliferação delas. Esse crescimento de algas em demasia interfere no equilíbrio natural e diminui o oxigênio dissolvido na água, acarretando a problemas na vida aquática. Isso provoca um rápido crescimento de bactérias, o processo se inicia com as bactérias aeróbicas que precisam de oxigênio dissolvido na água para poder sobreviver, quanto maior for o volume da matéria orgânica, maior será o consumo de oxigênio dissolvido pelas bactérias.

b2ap3_thumbnail_Eutrofizacao-2.jpg

Qualquer produto de higiene causa algum tipo de impacto. O importante é sempre ponderar o uso e fazer escolhas certas. Usar métodos físicos de limpeza, como varrer e aspirar, são importantes para diminuição de uso de químicos.

Sempre que possível, evite o uso do sabão e do detergente, busque alternativas de limpeza com produtos caseiros e igualmente eficientes, como o vinagre e o bicarbonato de sódio. Saiba mais sobre o poder de limpeza dessas duas substâncias e onde elas podem ser utilizadas.

Procure conhecer e testar os produtos de limpeza ecológicos que existem no mercado. Dê preferência aos sabões em barra, aos sabões que gerem menos espuma e à alternativas caseiras como vinagre e bicarbonato de sódio, além daqueles que tenham selo de certificação. Isso significa que a empresa passou por uma auditoria sobre os processos e matérias-primas utilizadas.

 

Frederico Santos
Eng. Ambiental
Ger. de Consultoria Técnica

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

Visitante Domingo, 18 Novembro 2018
Powered by EasyBlog for Joomla!