plus500 oder bdswiss Sanvale News: Cadastre e receba dicas e novidades por email

 

Reuso de água dá dinheiro!

em em Gestão Ambiental

take a look at the site here Que a redução do uso de água na cadeia produtiva gera economia, todo mundo sabe. Mas o que os empresários vêm descobrindo é que é possível ganhar dinheiro com a reutilização do recurso hídrico gasto na produção industrial — seja pelo redirecionamento da água já usada em outras atividades da cadeia, seja pela venda de esgoto tratado para a indústria. Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o nível de reúso da água nos 12 principais setores industriais do país chega a 97%.

As ações mais avançadas se concentram nas indústrias automobilística, petroquímica (com destaque para a Petrobras) e de alimentos e bebidas. As ações vão desde o uso da água consumida na produção para lavagem de piso e descargas dos sanitários, até a adoção de sistemas de canaletas para captação de chuva.

O gerente executivo de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Shelley Carneiro, os empresários estão procurando soluções para amenizar seus impactos junto ao ambiente. “Não só porque ser sustentável garante uma posição diferenciada no mercado, mas porque a preocupação com o a gestão adequada do recurso hídrico tem um valor econômico. Eles têm consciência desse retorno nas contas, que vêm a curto prazo”, diz.

De acordo com o executivo, o aumento da sensibilidade dos industriais se deve, também, ao esgotamento dos recursos hídricos existentes, o que vem limitando a a fixação de fábricas em certas regiões do país. “Há lugares em que as indústrias mudaram por não terem condições de atuar. Como na região do Rio Doce, entre Minas Gerais e Espírito Santo, e no Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul”, exemplifica.

O reuso de água através da fabricação e comercialização de sistemas e equipamentos também é realizado pela Sanvale, através de parceria firmada com a Alfamec que é líder na implantação de sistemas voltado para este fim. 

Fonte: Brasil Econômico/ Portal iG

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar

Deixe seu comentário

try these out Visitante Quinta, 19 Outubro 2017
Powered by EasyBlog for Joomla!